Desligue o telefone fora do Escritório

economia-colaborativa
Economia Colaborativa
março 17, 2016
exposicao-fotografica-urbanos-ii
Exposição fotográfica Urbanos II
março 17, 2016

Desligue o telefone fora do Escritório

desligue-o-telefone-fora-do-escritorio

Atender celular, responder e-mails ou mensagens fora do escritório não é sinônimo de eficiência. Pesquisas mostram que estar conectado de qualquer lugar e a qualquer horário pode prejudicar sua saúde.

Santa tecnologia! Ela foi capaz de revolucionar a vida nos escritórios e fora deles, mas seu  uso em excesso  pode colocar  tudo a perder.

Pesquisa da  Universidade de Northern Illionois, nos Estados Unidos, revela que funcionários muito concentrados em responder as mensagens eletrônicas tem pior qualidade de sono e estão mais suscetíveis a faltar ao trabalho por problemas de saúde.

O estudo foi feito com 303 funcionários sendo que  52% deles  disseram responder e-mails durante a semana, aos fins de semana, nas férias e até mesmo quando estavam doentes.

“ Essa flexibilidade pode ter efeitos colaterais. Os funcionários começam a achar que precisam estar sempre disponíveis e responder as demandas fora do escritório. Esse tipo de comunicação contínua faz com que as pessoas não tenham tempo para se recuperar.”,  explica  Larissa Barber, autora da pesquisa e professora de psicologia.

Em algumas profissões o problema fica ainda mais evidente como é o caso do segmento de tecnologia e vendas. Para Fábio Martins, gerente de vendas de uma multinacional, o celular é a principal ferramenta de trabalho. “Independentemente da distância, o resultado dos negócios está ligado a agilidade na resposta.”, explica.  No escritório onde trabalha foi feito um levantamento que mostrou que metade dos 733 entrevistados tinham o hábito de checar e-mails fora do trabalho.

Para a pesquisadora, além da exaustão provocada, o profissional também deve aliar se está trabalhando de forma tão focada quando estaria no escritório. “É claro que a tecnologia ajuda, isso é indiscutível. Mas temos que saber usá-la com maturidade.”, avalia.

Para profissionais que trabalham em casa ou em escritórios de coworking a regra é a mesma: limitar o uso dos equipamentos eletrônicos fora do horário de trabalho é alternativa para quem deseja estar com a saúde sempre em dia.

Use a tecnologia a seu favor

Fonte: Consultoria Talensese “coach” Andreia Roma

Receber mensagens fora do escritório –  confirme o recebimento da chamada, e responda  que não tem como atender a demanda naquele momento.

Enviar mensagens fora do escritório  –   não é porque você está trabalhando, que seu colega deve agir da mesma forma. Não cobre  respostas imediatas.

Sem folga – se você recebe muitos e-mails fora do horário de trabalho, salve em pastas de mensagens a serem respondidas e só responda no horário em que estiver no escritório.

Foco –  evite resolver questões pessoais no seu escritório. Desta forma, as horas no trabalho vão ser mais produtivas e você não precisará levar tarefas para casa.